Qual a função do anestesista na cirurgia?
O anestesista irá cuidar do paciente, monitorando todas as suas funções vitais como a frequência cardíaca e respiratória, oxigenação, pressão arterial e vai intervir caso algum parâmetro saia do normal esperado. O anestesista é responsável pela analgesia do paciente, pela recuperação da anestesia , manter e restabelecer a hemodinâmica do paciente.
Qual o risco de anestesiar o meu pet?
Quando um paciente é anestesiado ele é retirado do seu “quadro hemodinâmico normal”. Então suas funções cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas ficam mais reduzidas. Porém a anestesia moderna vem se aperfeiçoando cada vez, com o uso de protocolos mais seguros para o paciente.
Assim conseguimos deixar ele o mais próximo possível do normal, para que o procedimento aconteça com segurança. Quando a anestesia é feita por um anestesista capacitado, controlando a dor, a hemodinâmica e intervindo quando necessário o risco é reduzido a quase zero.
Meu pet vai ser anestesiado hoje, o que eu preciso saber?
Primeira coisa que devemos fazer é estar com o resultado de exames realizados em mãos, com o prazo máximo de 15 dias. O paciente deve estar em jejum de acordo com a sua idade, comorbidade e procedimento que irá fazer, para isso faça uma consulta com o anestesista veterinário e saiba qual o jejum ideal para o seu pet. Se possível dê um banho no paciente no dia anterior a cirurgia. Ele irá ficar pelo menos 15 dias sem banho após o procedimento e, além disso, o banho reduz a carga de contaminantes na pele para a cirurgia.
Quando ele irá para casa?
Depende do tipo de procedimento que ele fez. Para procedimentos eletivos, como castração de pacientes machos e profilaxia odontológica ele poderá receber alta no mesmo dia. Caso o procedimento que ele fez requeira internação ele ficará pelo menos um dia internado. Converse com o veterinário responsável.
Qual o tipo de anestesia que ele irá receber?
Quem define o tipo de anestesia a ser recebida é o próprio paciente, de acordo com seus exames, idade, patologia… Então ele pode receber tanto o tipo inalatória, como a total intravenosa ou parcial intravenosa. Aquela que for mais segura para ele de acordo com o procedimento.
Quanto tempo demora para acordar?
A anestesia deixa o paciente inconsciente para a realização do procedimento. O tempo do despertar depende do tipo de anestesia que ele receber. No geral a média de tempo para “abrir os olhos” é em torno de 10 minutos após o final do procedimento.
Vai sentir dor?
A anestesia veterinária vem evoluindo muito nos últimos anos, hoje contamos com protocolos muito modernos onde podemos bloquear a dor desse paciente com anestésicos, auxiliados por equipamentos como neurolocalizadores e ultrassom. Não podemos bloquear 100% dos casos, mas reduzimos a um nível que dê conforto ao paciente no trans e pós operatório.
Meu pet é muito velhinho, ele pode ser anestesiado?
Sim, idade não é um fator que impeça a anestesia. Para ele ser anestesiado com maior segurança são solicitados exames pré anestésicos, principalmente os cardiológicos (ecocardiograma e eletrocardiograma) onde o anestesista pode se programar para um protocolo individualizado para esse paciente.
A partir de qual idade posso submeter meu pet a uma anestesia?
A partir dos 30 dias de vida, mas com 6 meses é uma idade mais segura. Caso esse paciente possa esperar é melhor.
Precisa mesmo de exames? Ele está tão bem.
Sim! Nossos pets nem sempre demonstram que estão com alguma alteração e muito menos falam isso para nós. Para isso solicitamos os exames para ver como ele realmente está e se está apto a ser submetido a uma anestesia.
Quando ele pode voltar a se alimentar?
Em pacientes eletivos assim que ele acorda da anestesia já pode ser alimentado.
Meu pet é cardiopata, ele pode ser anestesiado?
Sim! Desde que ele tenha os exames cardiológicos atualizados (até 6 meses). Caso esteja fazendo uso de medicação, deve ser orientado sobre qual medicação deve ser suspensa no dia da cirurgia e qual deve ser administrada.